Avaliação de impacto do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)

A avaliação de impacto do EMTI foi a primeira avaliação de impacto protagonizada pelo Ministério da Educação. Trata-se de um momento único, no qual o Ministério busca entender o se o impacto deriva do programa e não de outros fatores. O EMTI conta hoje com 465 mil matrículas ao redor do Brasil nas 957 escolas participantes.

O EMTI está presente em todas as Unidades da Federação e tem como objetivos ampliar a jornada escolar e atingir melhores resultados de fluxo e aprendizagem. As escolas que aderem ao programa devem ampliar sua carga horária para 2.100 minutos semanais alocando, no mínimo, 300 minutos para Língua Portuguesa e 300 minutos para Matemática. Além disso, as escolas devem introduzir ao currículo uma parte flexível que integre a formação em competências socioemocionais e em competências do século XXI, além de trabalhar o protagonismo estudantil e o projeto de vida dos estudantes. Espera-se que a implementação desse novo modelo de Ensino Médio – o EMTI – amplie tanto as oportunidades de aprendizado como as de desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais dos jovens.

Para que a implementação do programa seja viabilizada, as escolas inscritas no programa recebem R$ 2.000 por aluno por ano para realização de formações, gratificação da equipe escolar, reformas escolares, compra de materiais de laboratório, entre outros. As escolas que aderirem ao programa receberão o recurso por 10 anos e até o momento o MEC já transferiu aproximadamente R$ 1,5 bilhões para as Secretarias Estaduais de Educação participantes. O Programa foi inspirado em  experiências de estados brasileiros que apresentaram resultados positivos derivados do ensino integral, como Pernambuco, Amazonas, Goiás e Rio de Janeiro. A ideia é que este não seja só um programa de tempo integral, mas também um programa de educação integral, que possibilite uma formação mais completa para o aluno enquanto ser humano e não apenas como estudante conciliando os conteúdos didáticos com outros aspectos da vida.

Portaria de Avaliação de Impacto do EMTI

Resumo sobre Avaliação de Impacto do Ensino Médio em Tempo Integral