O que é Modelo Lógico?

O modelo lógico é um instrumento de avaliação de políticas públicas que expõe de forma simples e visual qual é a intervenção de um programa e quais são os resultados e impactos esperados. Dessa forma, a utilização do modelo permite ao gestor a  compreensão do programa de maneira ampla, auxiliando na análise das informações, no planejamento do monitoramento, no desenho de avaliações, na formulação de questões de avaliação ou no diagnóstico dos resultados e impactos esperados.

Por que Construir Modelos Lógicos?

Os principais benefícios de elaborar o modelo lógico de um programa são:

    • Registrar as mudanças: o modelo lógico pode e deve ser revisado na medida em que o programa sofre alterações; dessa forma, as diferentes versões do modelo lógico formam um registro das mudanças ao longo do tempo.
    • Comunicar: o modelo lógico permite comunicar de forma visual e lógica a teoria do programa para membros de equipe, lideranças e parceiros.
    • Monitorar: ao explicitar a teoria do programa e as suposições, o modelo lógico ressalta os principais aspectos do programa a serem monitorados pela equipe de implementação.
    • Promover avaliações: o modelo lógico subsidia pesquisadores no desenho e na realização de avaliações, além de propiciar aos gestores do programa mais clareza acerca das perguntas que querem ver respondidas pelas avaliações.

 

 

 

 

Material para download